Pedro Filipe Mendes

Ator, encenador e criadornasceu em 1986 na cidade de Olhão. É Mestre em Teatro_Arte do Ator e Licenciado em Teatro pela Universidade de Évora – Escola de Artes. Inicia o seu percurso teatral em 2001 no grupo Teatro da Vida. Em 2004 é convidado para integrar como ator, encenador e diretor o Grupo Académico de Teatro da Universidade de Évora. Em 2006 estreia-se no teatro profissional com a companhia A Bruxa Teatro e no cinema com Miguel Gonçalves Mendes. Desenvolveu trabalho como animador freelancer – Palhaço e Mimo, para empresas privadas. Desde 2007 que acompanha o trabalho de Jorge Parente em Portugal sobre o método de Corpo e Voz de Zygmunt Molik (co-fundador do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski). Colaborou como músico e desenhador de luz no festival Escrita na Paisagem e, atualmente, com a Associação Cultural Italiana Il Giardino. Desde 2009 que trabalha regularmente como ator profissional em companhias de teatro nacionais (Trigo Limpo Teatro Acert, A Companhia de Teatro do Algarve – ACTAPalmilha DentadaJoão Garcia Miguel Cia.Comédias do MinhoTeatroesferaTeatro da Terra, A Bruxa Teatro, Teatro Língua, Gato que Ladra, 33 Ânimos). 
Paralelamente à sua atividade artística desenvolve atividade como professor em escolas públicas – ensino regular básico e secundário e ensino profissional. Enquanto Ator-Pesquisador criou o LABORATÓRIO DE PESQUISA E CRIAÇÃO TEATRAL – Workshop internacional de corpo e movimento cénico aplicado à presença, voz e criação artística para atores e não atores. Criou em 2016 o grupo informal Meninos da Graça_Plataforma de Criação Artística, onde estuda, aplica, desenvolve a sua própria metodologia e cria espetáculos originais. 
Ao longo do seu percurso destaca os trabalhos com Maria João Luís, Fernando Gomes, Miguel Sopas, Ricardo Alves, Luís Vicente, Luís Varela, Fernanda Lapa, Figueira Cid, Pompeu José, Tiago Porteiro, André Gago, Jorge Parente, João Ricardo, Renato Ferracini, Guillermo Gómez-Peña, Guillermo Heras, Ana Tamen, Maria do Céu Guerra e Simone D´Angelo. 
No momento, apresenta o seu mais recente monólogo de teatro de gesto IL CUOCO| The Cook – um espetáculo com produção italiana e em digressãopela Europa.


Want to work with us?